Depoimentos

O pensamento de Norberto Odebrecht não ficou registrado apenas no papel, mas nas ações daqueles que aplicam seus ensinamentos. Confira depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas marcadas pelo exemplo desse líder.

“Dr. Norberto foi um grande homem. Um ser humano admirável, uma pessoa gentil e muito humana, sempre disponível para todos, muito educado. Um grande empresário, um visionário, que realizou todos os seus sonhos, metas e projetos com muito trabalho e dedicação. Foi um grande exemplo para todos que conviveram com ele, que ensinou muitas coisas não só para nossa vida profissional, mas também para a pessoal, através do espírito de servir, por meio da TEO e das suas próprias atitudes. Foi um grande prazer poder trabalhar com ele."

 

Gloria Lopez da Silva, Secretária do RAE Finanças e Investimentos da Ocyan.

“A oportunidade de estar com Dr. Norberto foi um privilégio. Ele foi sempre conhecido como grande empresário, educador, e também estava atento ao futuro. Em uma visita que ele fez na obra de Itapebi, em 2001, para acompanhar as apresentações dos PAs que nós estávamos discutindo da equipe de hidrelétricas, nós tivemos a oportunidade de fazer um “pinga-fogo” com ele e discutimos a importância das pessoas de conhecimento estarem atuando dentro da companhia e o que isso nos trazia como vantagem competitiva. Eu perguntei para Dr. Norberto como ele imaginava essa relação da empresa com seus integrantes no futuro, e ele comentou que o modelo de emprego, até então vigente, era um modelo que não resistiria por muito mais tempo e que seria substituído por uma relação de trabalho entre as empresas e as pessoas de conhecimento. Pessoas essas que estariam conectadas com várias empresas ao mesmo tempo, sem nenhum tipo de exclusividade com elas. Eu então perguntei a Dr. Norberto como essas empresas iriam conviver com essas relações de trabalho onde as pessoas estariam trabalhando com diferentes empresas dentro de um mesmo mercado e ele respondeu que era a atuação ética desses profissionais que garantiria sua manutenção nesse mercado assim como a própria existência desse modelo. Passados quase 20 anos, acho que estamos muito próximos dessa realidade."

 

Carlos Hermanny Filho, Diretor de Engenharia, Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento na OEC.

Envie sua mensagem

fundacao@odebrecht.com