Depoimentos

O pensamento de Norberto Odebrecht não ficou registrado apenas no papel, mas nas ações daqueles que aplicam seus ensinamentos. Confira depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas marcadas pelo exemplo desse líder.

“Tive a oportunidade de conviver com Dr. Norberto entre os anos de 2008 e 2010. Naquele momento, com 30 anos ainda incompletos, o tema principal dos nossos encontros era ampliação do Edifício Odebrecht Salvador. A obra ficou a cargo da CNO. Também estive junto a NO na proposição de ideias e provocações sobre o sistema viário e outras intervenções que ele sugeria visando a melhoria da cidade de Salvador.

Norberto Odebrecht era, antes de tudo, um Estadista. Na minha opinião, uma de suas características mais marcantes era sua visão da utilização e do legado de determinada obra para a população. NO não pensava em um projeto falando do seu aspecto construtivo, mas sim do seu legado para a sociedade e as futuras gerações. Confesso que, como jovem engenheiro, isso às vezes me deixava inquieto, pois desejava abrir discussões técnicas com ele. Entretanto, sua preocupação e visão sempre eram da melhoria social.

Outro aspecto relevante e que sempre me chamou atenção era quando ele dizia: “Meu filho, nossa empresa é destinada a grandes desafios, coisa fácil não é para a gente. É na complexidade que geramos oportunidades!” Com idade avançada e brilho nos olhos, sempre dizia que não fazia nenhum planejamento de curto prazo. “Nossos projetos e ideias são para o longo prazo e o legado das gerações futuras”, dizia.

Dr. Norberto era, sem dúvida, um EDUCADOR INCANSÁVEL. Antes de tudo, ensinava através do exemplo, sempre dispondo tempo em suas conversas, de forma sempre pragmática, gerando súmula das conversas e cobrando resultados. A todo momento ele sempre transparecia que o tempo dos outros era caro e precioso, se colocando sempre à disposição de forma simpática, humilde e cortês. Tinha o hábito de acompanhar suas visitas até a porta do elevador, ou descia até a portaria, isso após deixar todos encantados em sua tratativa presencial. Por não gostar de perder tempo nem desperdiçar o tempo dos seus interlocutores, era de uma pontualidade ímpar, sempre com uma agenda muito definida.

Outro aspecto que pude perceber era que ele tinha um profundo conhecimento da natureza. Acompanhei discussões sobre árvores, paisagismo e espécies da natureza com grandes professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e todos diziam que a profundidade e conhecimento de Dr. Norberto eram de uma grande relevância. Recordo-me que isso, em alguns momentos, até intimidava alguns professores que não atingiam aquela profundidade.

Com ele, pude visitar também um dos projetos apoiados pela Fundação Odebrecht, a Casa Familiar de Presidente Tancredo Neves. Sem dúvida, foi um dos dias mais marcantes da minha vida! Ver a dedicação e o belíssimo projeto já implementado e gerando resultados concretos para tantas famílias e jovens carentes. Foi impressionante ver que a TEO estava ali tanto quanto em nós, da CNO. Era o mesmo espírito, princípios e formação de empresários parceiros.

Em resumo, vejo em Norberto Odebrecht um exemplo a ser seguido; um homem que não gostava de badalações, não se apegava a glórias pessoais e sempre olhava para o futuro com otimismo."

 

Henrique Paixão, Gerente de Contratos na OEC.

 

"Liderança pelo exemplo! Sem dúvida para mim este é o maior legado que tenho de Norberto Odebrecht. Suas experiências tão bem traduzidas em seus livros, nos inúmeros depoimentos ao longo de sua carreira, em seu dia a dia. Seus pequenos grandes gestos de disciplina, de humildade, de educação pelo trabalho, de serviço ao próximo, tão bem exercidos em tradução à nossa TEO. No chegar religiosamente cedo ao escritório, no cumprimento sempre simpático e, independentemente de quem, indispensável aos Integrantes de sua Organização. Na gentileza em segurar a porta do elevador, em sorrir e ter sempre um assunto a mão para os poucos instantes de informalidade em que pude disfrutar de sua presença. Na formação de grandes Empresários a partir do fazer!  Na menina de seus olhos – Fundação Odebrecht e Projetos de Desenvolvimento ao Baixo Sul da Bahia – na última etapa de sua atuação na Empresa. Feliz centenário Dr. Norberto! Que esteja em plena Luz! Que sorte a minha ter aprendido contigo também!"

 

Soraia Santiago, Gerente de Riscos - Seguros de Pessoas na Horiens

 

Envie sua mensagem

fundacao@odebrecht.com