O Ser Humano

Para além das facetas de empresário e líder educador, Norberto Odebrecht defendia o desenvolvimento do ser humano a partir da geração de oportunidades. Para tanto, dedicou-se ao lado social de diversas formas ao longo da vida, tendo por muitos anos uma forte aliada: Irmã Dulce, canonizada em 2019 como Santa Dulce dos Pobres. Carinhosamente chamada por ele de “minha mestra, minha mãe profissional”, Dulce tornou-se conselheira e amiga do empresário na década de 1940. Com ela, aprendeu inúmeras lições, principalmente pela forma como a Santa superava as mais desafiadoras situações.

 

A primeira obra assinada pelo então recém-formado engenheiro Norberto foi a sede do Círculo Operário da Bahia, embrião das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Desde então, o empresário esteve por trás da edificação de vários prédios ligados às obras de Dulce, a exemplo do Centro Educacional Santo Antônio – que surgiu como orfanato e era um dos principais sonhos da Santa. Norberto também ajudou a estruturar uma tecnologia de gestão que atendesse aos objetivos de perpetuidade das obras em oferecer serviços gratuitos à população.

"Norberto, o engenheiro de Dulce”

Para saber mais sobre a relação de Norberto Odebrecht e Santa Dulce do Pobres, confira a matéria especial “Norberto, o engenheiro de Dulce”, publicada no jornal baiano Correio*.

Em 1965, enquanto ainda presidia a Construtora Norberto Odebrecht, o engenheiro deu mais um passo na busca pelo equacionamento de problemas originários da estrutura social e econômica do país: criou a Fundação Odebrecht. Por meio da instituição, apostou no incentivo a pesquisas e ações para melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro e, posteriormente, concentrou-se na formação do adolescente para a vida, a partir da constatação de que nessa fase são constituídos os valores que consolidam a formação do ser humano. Mais tarde, focou na criação de um modelo inovador de desenvolvimento territorial sustentável voltado a jovens da zona rural: o PDCIS.

 

Mesmo após o falecimento de Norberto Odebrecht, em julho de 2014, a instituição seguiu com o compromisso de manter vivo seu legado na busca pela construção de uma sociedade mais harmônica, responsável e com igualdade de oportunidades para todos, dando continuidade às ações do PDCIS no Baixo Sul da Bahia e trabalhando para que o Programa seja transformado em um modelo autossustentável e com capacidade de reaplicação em outros contextos.

Impactos Transformadores

Programa Social criado por Norberto Odebrecht e coordenado pela Fundação no Baixo Sul da Bahia passou por uma Avaliação de Impactos inédita que comprovou sua efetividade.

Relação com

Irmã Dulce

Norberto Odebrecht fala sobre sua relação com Irmã Dulce - Trecho do Programa Memória Viva, da TV Educativa.

Envie sua mensagem

fundacao@odebrecht.com